Zoogene

Escolha o tipo de acesso.
Em seguida digite seu
login e senha.

Box 1
Box 2

Parvovirose, uma doença severa e altamente contagiosa

Dicas e Cuidados 02.08.2012

Parvovirose

A Parvovirose é uma doença altamente contagiosa que afeta principalmente filhotes de cães. O vírus sobrevive no ambiente durante meses e até anos, e não é afetado pela maioria dos desinfetantes comercialmente disponíveis. O hipoclorito de sódio é o único desinfetante efetivo contra o CPV.

A principal fonte do vírus são as fezes de cães infectados, embora vômito e saliva possam conter partículas virais. Os vírus podem ser carregados no pêlo ou patas dos cães infectados, como também em sapatos, roupas ou outros objetos contaminados. O contato direto entre cães não é requerido para a transmissão do vírus. Animais afetados desenvolvem diarréia e podem ou não apresentar sangue. 

Sintomas

Os cães ficam deprimidos, com febre e inapetentes. Desidratação, desequilíbrio de sódio e potássio e septicemia são as conseqüências mais comuns. A relação entre fatalidades pode variar de 10 a 90%. O parvovírus pode afetar cães de todas as idades, mas filhotes com menos de cinco meses são os mais vulneráveis e difíceis de serem tratados.

 

Diagnóstico

É confirmado através da detecção de antígenos virais nas fezes. A sensibilidade e a especificidade deste teste são de aproximadamente 100% e 98,8% respectivamente.

 

Considerações importantes

Segundo o especialista Thiago Pitangui, é recomendada a observação do comportamento canino e a rápida remoção do animal para um veterinário, para realização do exame Parvovirose, oferecido pelo Zoogene.